Sintomas da deficiência de vitamina B12

Benefícios da vitamina B12 e razões para a sua deficiência, sintomas – Benefícios da vitamina B12

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Distúrbios alimentares podem causar deficiência de nutrientes essenciais no corpo. Esses nutrientes também incluem muitos tipos de vitaminas, como vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina D, etc. A suplementação de vitaminas no organismo é necessária, pois sua deficiência pode causar muitos problemas físicos (1). Vamos falar sobre uma dessas vitaminas neste artigo da Stylecrase, cujo nome é Vitamina B12. A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água. Essas são as vitaminas que, após o uso completo, seus resíduos são liberados pelo organismo pela urina (2). Neste artigo, falaremos sobre as causas e todos os problemas relacionados à deficiência de vitamina B12. Com este artigo, você também poderá conhecer os sintomas da deficiência de vitamina B12 e a doença a ela associada.

Vamos primeiro falar sobre o tipo de vitamina B-12.

Tipos de vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para o metabolismo do corpo (2). Existem dois tipos disso, que trabalham para melhorar o metabolismo. Seus tipos são os seguintes:

  • Methylcobalamin : Esse é o tipo de vitamina B12 usada para curar certas doenças nutricionais, bem como doenças como a doença de Alzheimer e a artrite reumatóide. Também pode ajudar na redução da dor, dores nas costas e neuralgia devido ao diabetes (3).
  • Adenosilcobalamina: Esse também é outro tipo de vitamina B12, cuja deficiência pode afetar os níveis metabólicos (4)

Na próxima parte do artigo, mostraremos o que significa deficiência de vitamina B12.

O que é deficiência de vitamina B12 O que é deficiência de vitamina B12

A falta de vitamina B12 não é a falta da quantidade necessária de vitamina B12 no organismo. Em geral, um adulto precisa de 2,4 microgramas de vitamina B12 (5). É medido pelo nível de vitamina B12 no soro ou no plasma. Afeta cerca de 15% das pessoas em todo o mundo (3). A redução de sua contagem de glóbulos vermelhos pode levar a uma diminuição. Essa condição é chamada anemia por deficiência de vitamina B12 (6). A deficiência de vitamina B12 pode resultar em anemia e causar problemas no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso (7).

Vamos agora dizer-lhe quais são as causas da deficiência de vitamina B12 no organismo.

Causas da deficiência de vitamina B12 – Causas da deficiência de vitamina B12

A razão da falta de vitamina B12 vem além de não consumir a fonte de vitamina B12. Esse é especialmente o caso de pessoas que consomem uma dieta vegetariana e podem precisar tomar suplementos de vitamina B12 (1). Além disso, existem alguns motivos que podem causar deficiência de vitamina B12, como (8):

  1. Anemia perniciosa : Nisso, há uma deficiência de tais proteínas no corpo da pessoa, o que ajuda na absorção da vitamina B12 no organismo. Essas proteínas são chamadas de fatores intrínsecos. Devido à sua deficiência, existe um problema de absorção de vitaminas no trato gastrointestinal e existe uma deficiência de vitamina B12 no organismo.
  2. Pessoas que sofrem de doenças de estômago : As pessoas que sofrem de doenças do estômago ou intestinais, como a doença celíaca e a doença de Crohn (doenças inflamatórias associadas ao intestino), têm problemas em absorver bastante vitamina B12 em seu corpo. Por esse motivo, a capacidade cognitiva da pessoa também pode ser diminuída.
  3. Cirurgia abdominal : Muitas vezes as pessoas precisam ser submetidas a cirurgia abdominal para perder peso ou devido a alguma outra doença. Durante esta cirurgia, as células que compõem o fator intrínseco são deficientes. O corpo precisa de um fator intrínseco para absorver a vitamina B12. Assim, pode causar deficiência de vitamina B12.
  4. Dieta vegetariana : A principal fonte de vitamina B12 é a dieta não vegetariana. Em tal situação, pessoas que consomem pura dieta vegetariana e vegan podem não ter vitamina B12. Para aqueles que não consomem alimentos não vegetarianos, os grãos são a fonte de vitamina B12.
  5. Bebê da mãe vegetariana : Durante a gravidez, a vitamina B12 sai da placenta no leite da mãe e o leite da mãe se torna a fonte de vitamina B12 do bebê. Em tal situação, os bebês de mulheres que não levaram em consideração seus níveis no corpo durante a gravidez podem não ter essa condição. Se estiver grávida ou a amamentar, consulte o seu médico sobre o nível de vitamina B12 no seu corpo.
  6. Devido ao aumento da idade : Com o aumento da idade, a produção de ácido clorídrico no estômago começa a diminuir. Isso causa problemas na absorção da vitamina B12. Além disso, devido à falta de ácido clorídrico, também crescem bactérias no estômago, que eliminam a vitamina B12 presente no corpo. Cerca de 10 a 30% das pessoas têm esse problema com o aumento da idade.

Continue lendo este artigo para conhecer os sintomas da deficiência de vitamina B12.

Sintomas da deficiência de vitamina B12

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Os sintomas da deficiência de vitamina B12 são facilmente compreendidos fisicamente. Podem ser algo assim (8) (7):

  • Anemia megaloblástica (diferente da formação normal e grande de glóbulos vermelhos no corpo)
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Constipação
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
  • Problemas na boca e na língua
  • Sentindo-se tonto
  • Pulsação
  • Sangramento fácil

Em caso de excesso de deficiência, os sintomas da deficiência de vitamina B12 também aparecem no comportamento de uma pessoa. Estes podem ser algo como isto (8):

  • Depressão
  • Dificuldade em manter o equilíbrio
  • Confusão e confusão
  • Perda de memória

Depois de conhecer os sintomas da deficiência de vitamina B12, conheça os benefícios da vitamina B12.

Benefícios da vitamina B12 – Benefícios da vitamina B12

1. Para saúde mental e nervosa

Para saúde mental e nervosa

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A vitamina B12 desempenha um papel importante na manutenção da saúde neurológica (sistema nervoso central). A falta disso pode levar a muitos problemas neurológicos, como insônia, problemas na manutenção do equilíbrio, tremores nas mãos e nos pés, dormência na pele etc. (9). A vitamina B12 também tem um papel importante em manter o sistema nervoso saudável (10).

2. Para doenças cardíacas

Acredita-se que as pessoas que comem comida vegetariana têm um risco menor de doenças cardíacas do que aquelas que comem uma dieta não vegetariana. No entanto, uma pesquisa descobriu que às vezes as pessoas que consomem apenas dieta vegetariana também têm um risco aumentado de doença cardíaca. Isso pode ser devido à deficiência de vitamina B12. A deficiência de vitamina B12 pode reduzir a eficácia das propriedades alimentares vegetarianas que reduzem o risco de doença cardíaca. Nesses casos, é aconselhável tomar suplementos de vitamina B12 para evitar a doença da vitamina B12 (11).

3. Melhore a digestão

A quantidade adequada de vitamina B12 pode ajudar a melhorar seu poder digestivo. É por essa razão que problemas como indigestão, constipação e diarréia podem ocorrer devido à sua deficiência (7) (12).

4. Ajude a síntese de DNA

Ajuda a síntese de DNA

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O DNA (ácido desoxirribonucleico) é encontrado em nossas células. O corpo humano é composto de muitas células e cada célula tem muito DNA. Eles ajudam no desenvolvimento físico e mental e na reprodução da pessoa (13). De fato, as células se dividem muitas vezes ao longo de nossas vidas e formam novas células que precisam de DNA (14). Nesse caso, o DNA de réplica é formado durante a divisão celular. Esse processo de crescimento de DNA através da replicação durante a divisão celular é chamado síntese de DNA (15). A vitamina B12 é necessária aqui, pois atua para promover o processo de síntese de DNA (8).

5. Ajude a perder peso

A vitamina B12 ajuda a aumentar o seu metabolismo (8). O aumento do metabolismo queima calorias no corpo e os alimentos não se acumulam como gordura (16). Isso reduzirá a quantidade de gordura no seu corpo e pode ajudá-lo a controlar o peso.

6. Mantenha a pele saudável:

A cor da pele geralmente desaparece devido aos raios UV. Em tal situação, o uso de vitamina B12 pode ser benéfico. Isso, juntamente com o ácido fólico, pode ajudar a melhorar a cor da pele descolorida causada pelos raios UV (17). Também pode ajudar a obter alívio de espinhas, algumas alergias de pele e erupções cutâneas vermelhas no rosto (18).

7. benéfico para o cabelo

  Benéfico para o cabelo

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A deficiência de vitamina B12 também pode ser prejudicial ao seu cabelo. Segundo um relatório científico, sua deficiência pode ser a causa da queda de cabelo (19). Além disso, os cabelos podem ficar prematuramente brancos devido à deficiência de vitamina B12 (20).

Você aprendeu que pode ter que enfrentar a doença da vitamina B12 devido à falta de vitamina B12. Agora, você terá a pergunta de como evitar sua deficiência. Portanto, saiba sobre isso na próxima parte do artigo.

Medidas para evitar a deficiência de vitamina B12 – Dicas de prevenção para a deficiência de vitamina B12

É muito fácil evitar a doença da vitamina B12. Você pode fazer algo assim (12):

  • Coma bastante vitamina B12 em sua dieta.
  • Peça ao seu médico para verificar o nível de vitamina B12 no seu corpo.
  • O fígado (de frango ou carneiro) é coberto por uma fonte de vitamina B12. Portanto, você pode evitar a doença da vitamina B12 consumindo-a.
  • Além disso, também é encontrado em abundância no leite, requeijão e queijo e pode ser consumido como fonte de vitamina B12.
  • Aqueles que são veganos e não consomem nenhuma dieta láctea ou não vegetariana podem precisar tomar suplementos de vitamina B12.

Através deste artigo, você terá entendido em detalhes como é importante incluir a vitamina B12 em sua dieta e qual é a importância para sua saúde. Para evitar a doença da vitamina B12, coma alimentos ricos nela ou em seus suplementos. Se você ainda tiver alguma deficiência de vitamina B12 ou perguntas relacionadas, pode nos perguntar escrevendo na caixa de comentários. Além disso, diga como você gostou deste artigo.

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Perguntas Frequentes

Qual é o momento certo para tomar suplementos de vitamina B12?

Os suplementos de vitamina B12 podem ser tomados no café da manhã. Tenha em mente que não tome estes suplementos sem orientação médica.

A ingestão excessiva de vitamina B12 é ruim para a saúde?

Não, a pesquisa descobriu que o excesso de vitamina B12 ou de seus suplementos não tem efeitos colaterais na saúde (8). No entanto, você deve definitivamente perguntar a um médico sobre este tópico.

A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água?

Sim, a vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água (2).

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