Stylecraze

8 alimentos que você nunca soube poderiam ajudar a combater a depressão!

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Buscando ajuda médica é a primeira coisa que você deve fazer se você está sofrendo de depressão. Comer a comida certa também deve estar nos cartões. Ao passar por um distúrbio mental, a maioria de nós tende a fazer da comida nossa última prioridade. Isso só contribui para a deterioração da saúde mental.

É por isso que estamos aqui com uma lista de alimentos que você pode ter enquanto luta contra a depressão. Pode parecer bizarro, mas alimentar seu cérebro com o tipo certo de combustível pode realmente ajudar a melhorar seu humor. Então, desça e confira!

8 alimentos poderosos que podem combater a depressão

  1. Nozes
  2. Vegetais de folhas verdes
  3. Chocolate
  4. Cebolas
  5. Bagas
  6. Grãos integrais
  7. Açafrão
  8. Abacate

1. Nozes

Shutterstock

As nozes têm vários nutrientes que podem melhorar o humor. Eles são ricos em ácidos graxos ômega-3, como o ácido alfa-linolênico, que são críticos para o funcionamento e a fisiologia do cérebro. O ácido alfa-linolênico é o precursor do ácido eicosapentaenóico (EPA) e do ácido docosahexaenóico (DHA) (1).

O DHA mantém a estabilidade da membrana, a velocidade de transdução de sinal e a modulação das concentrações de serotonina e dopamina no cérebro.

O equilíbrio na serotonina e na dopamina, juntamente com os níveis dietéticos de melatonina, controlam seu ciclo de sono, depressão e alterações de humor. Este efeito é mais pronunciado nas mulheres porque o estrogênio aumenta o DHA (1).

As nozes também são ricas fontes de folato, o que previne o comprometimento cognitivo e a depressão (1).

Voltar ao TOC

2. Vegetais de Folhas Verdes

2.-Verduras e Legumes

Shutterstock

Glicocorticóides elevados no sangue são uma indicação clínica e uma das principais causas de depressão. A suplementação externa de aminoácidos como a glutamina é mostrada para conter essa depressão. Felizmente, os vegetais de folhas verdes são ótimas fontes naturais de glutamina e ácido glutâmico (2).

Sabe-se que o espinafre, a couve, a couve e a alface contêm não apenas glutamina, mas também ácido fólico, vitamina A, vitamina K, magnésio, manganês e ômega-3.

Os abundantes fitonutrientes neles atuam como agentes antioxidantes e anti-inflamatórios, protegendo assim o cérebro de inflamações e danos induzidos pelo estresse oxidativo (2), (3), (4).

No geral, vegetais de folhas verdes podem aumentar os níveis de glutamina, controlar a corticosterona sanguínea e fornecer micronutrientes muito necessários. É por isso que eles têm efeitos anti-stress e antidepressivos no cérebro (2), (3).

Voltar ao TOC

3. Chocolate

3.-Chocolate

Shutterstock

Não fique muito empolgado – porque não estamos falando do chocolate com leite açucarado (desculpe!). Estamos nos referindo ao chocolate amargo rico em cacau.

Chocolate desencadeia a liberação de endorfinas e interage com os neurotransmissores dopamina e serotonina. Esses sistemas controlam sua fome, humor e estresse (5).

O chocolate escuro também contém teobromina – um composto que tem um leve efeito estimulatório no cérebro (5).

A anandamida é outro lipídio encontrado no chocolate que lhe dá uma sensação de "alegria alta". Este composto estimula a produção de dopamina que promove a sensação de bem-estar (6).

Surpreendentemente, o chocolate também contém duas outras substâncias químicas que retardam a quebra da anandamida no cérebro, prolongando a sensação de bem-estar e felicidade que ela cria (6). É exatamente isso que os deprimidos precisam!

Voltar ao TOC

4. Cebola

4.-cebolas

Shutterstock

As cebolas são ricas em flavonóides dietéticos que provaram efeitos antidepressivos (7). Eles também contêm quercetina, que é um potente antioxidante. Este flavonol aumenta a disponibilidade de neurotransmissores como 5-hidroxitriptamina e norepinefrina.

Durante a depressão, os níveis desses neurotransmissores são anormais. Os flavonóides da cebola ajudam a reduzir a depressão, regulando esses níveis de neurotransmissores, os parâmetros do metabolismo energético e os níveis de citocinas e reduzindo o estresse oxidativo (7).

Você sabia?

  • Nem todos os fungos são ruins – “cogumelos mágicos” (ou “cogumelos”) são alguns dos bons! Um estudo realizado na Universidade Johns Hopkins revelou que o composto ativo psilocibina nestes cogumelos melhorou a qualidade de vida em indivíduos deprimidos (8), (9).
  • Também relatou diminuição significativa da ansiedade por morte, melhora do humor e aumento dos sentimentos de positividade e esperança, especialmente em vítimas de câncer (8). No entanto, como os cogumelos mágicos são psicoativos, eles só devem ser tomados sob supervisão médica e em doses muito pequenas.

Voltar ao TOC

5. Bagas

6.-Bagas

Shutterstock

Mirtilos, framboesas, bagas de goji, morangos e outros membros da família das bagas são agentes antioxidantes e anti-inflamatórios muito potentes. Todos eles contêm quantidades variadas de polifenóis como antocianinas, proantocianinas, flavonas, flavonóides e catequinas (10).

Além do ácido clorogênico, um dos polifenóis mais abundantes que as bagas (principalmente, os mirtilos) contêm é o resveratrol. Verificou-se que este composto natural tem efeitos antioxidantes, antiinflamatórios e antidepressivos em modelos experimentais usando animais (11).

Isso pode ocorrer porque o resveratrol pode alterar o processo inflamatório dos centros cerebrais envolvidos na regulação do humor (como o hipocampo) (12).

O efeito antioxidante do resveratrol também pode prevenir o declínio cognitivo associado à depressão relacionada à idade (12).

Voltar ao TOC

6. Grãos Inteiros

7.-grãos inteiros

Shutterstock

Grãos integrais são ótimas fontes de micronutrientes. De todos os minerais que eles oferecem, o zinco, o selênio e o magnésio têm o maior impacto em seu cérebro e em seus centros de atividade (13).

Adicionar a quantidade certa de zinco à sua dieta pode diminuir a concentração sérica de cortisol, aumentar a expressão dos fatores do hipocampo, como o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), e prevenir a peroxidação lipídica (13).

O magnésio e o selênio cuidam do equilíbrio da serotonina, da dopamina e da norepinefrina, aumentam a atividade do hipocampo e combatem a inflamação de outros centros ativos que poderiam estar controlando a gravidade da depressão (13).

Fatos interessantes!

  • Certos feijão, legumee semente variedades também têm um efeito antidepressivo. Seu alto teor de isoflavonas (no caso da soja) e ação dopaminérgica (no feijão de veludo) podem ajudar a combater a depressão (14), (15).
  • Baixos níveis séricos de cálcio e vitamina D estão associados à depressão e ansiedade. Consumir produtos lácteos com baixo teor de gordura pode melhorar seus níveis em seu corpo. Isso pode reduzir também a depressão relacionada à idade e as dores musculoesqueléticas (16)!

Voltar ao TOC

7. cúrcuma

8.-cúrcuma

Shutterstock

O composto ativo na cúrcuma é curcumina. Vários estudos demonstraram os efeitos antidepressivos da curcumina. Funciona principalmente como um inibidor da monoamina oxidase (MAO-A e MAO-B) (17).

A monoamina oxidase é responsável pela degradação de neurotransmissores de noradrenalina, serotonina e dopamina que regulam o seu humor. Portanto, inibir essa enzima aumenta a disponibilidade desses neurotransmissores na sinapse.

Em outras palavras, a curcumina prolonga a ação da norepinefrina, serotonina e dopamina, criando um efeito antidepressivo (17).

Outra razão para o efeito antidepressivo da curcumina é seu pequeno tamanho molecular. Como é pequena e quimicamente polar, a curcumina penetra na barreira hematoencefálica e atua nos centros de ação primários. É assim que a cúrcuma promove a neurogênese no hipocampo e aumenta seu tamanho em adultos. Um hipocampo ativo está inversamente ligado à depressão (17).

Voltar ao TOC

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

8. Abacate

9.-Abacate

Shutterstock

O abacate é rico em magnésio e é o melhor amigo do seu cérebro. Ajuda na liberação oportuna de neurotransmissores, regula a sede, a fome, o humor, o desejo sexual e o ciclo do sono, além de reduzir a ansiedade e a depressão (18).

O abacate também é uma rica fonte de folato. Isso é importante notar, pois baixos níveis de folato têm o potencial de aumentar o risco de depressão (19).

As vitaminas do complexo B encontradas no abacate desencadeiam a liberação dos neurotransmissores “sentir-se bem”, como a dopamina e a serotonina. Isso pode ajudá-lo a controlar os sintomas da ansiedade (20).

Ufa!

Não posso concordar mais com esta citação de Hipócrates: "Deixe a comida ser o seu remédio e remédio ser a tua comida." Mais ainda depois de ler esta lista detalhada de alimentos de combate à depressão, certo?

Voltar ao TOC

Finalmente…

Se você está passando pela fase mais baixa da sua vida, não se preocupe – você não está sozinho. Procure ajuda profissional e converse com sua família e amigos. Além de medicação, você também pode incluir esses alimentos em sua dieta para gerenciar os sintomas da depressão.

Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo como foram úteis esses alimentos. Você também pode deixar suas perguntas sobre esse tópico e entraremos em contato com você.

Mais poder para você!

Referências

  1. “Efeitos do consumo de nozes no humor em …” Nutrientes, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  2. "Efeitos anti-stress e anti-depressivos de extratos de espinafre …" Journal of Clinical Medicine, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  3. “Five Mind Boosting Foods”, um blog de saúde pública em massa, Commonwealth of Massachusetts
  4. “Vegetais de folhas verdes em dietas com 25: 1 omega…” Lipídios em Saúde e Doença, US National Library of Medicine
  5. “Os efeitos neuroprotetores do cacau flavonol e seus…” British Journal of Clinical Pharmacology, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  6. “Chocolate no cérebro” Serendip, Bryn Mawr College
  7. "Flavonóides Antidepressivos e sua Relação com o Stress Oxidativo" Medicina Oxidativa e Longevidade Celular, US National Library of Medicine
  8. “A droga alucinógena encontrada nos 'cogumelos mágicos' facilita…” The Hub, John Hopkins University
  9. "Psilocybin" Estados Unidos Drug Enforcement Administration, Departamento de Justiça dos EUA
  10. “Capacidade Antioxidante de Culturas de Berry, Ervas Culinárias…” Plantas Asiáticas, Departamento de Agricultura dos EUA
  11. "Mecanismos moleculares subjacentes aos efeitos antidepressivos …" Neurobiologia Molecular, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  12. "Efeitos antidepressivos do resveratrol em um animal …" Behavioral Brain Research, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  13. "Zinco, Magnésio, Selênio e Depressão: Uma Revisão …" Nutrientes, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  14. "Avaliação dos Efeitos Antidepressivos Potenciais da Soja …" Menopausa, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  15. “Efeito antidepressivo mediado pela dopamina de Mucuna pruriens…” Ayu, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  16. "Vitamina D como antidepressivo potencial em pacientes ambulatoriais com …" Revista Internacional de Farmacologia Clínica e Terapêutica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  17. “Uma Visão Geral da Curcumina em Distúrbios Neurológicos” Revista Indígena de Ciências Farmacêuticas, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  18. “Phytoserotonin: uma revisão” Plant Signaling and Behavior, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  19. “Padrão alimentar e sintomas depressivos na meia-idade” The British Journal of Psychiatry: The Journal of Mental Science, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
  20. “Estratégias nutricionais para aliviar a ansiedade” Harvard Health Publishing, Harvard Health Publishing

O post 8 Alimentos que você nunca soube poderia ajudar a combater a depressão! apareceu primeiro no STYLECRAZE.

Textos interessantes:

O Mundo das Festas

3 resoluções de Ano Novo, todas as famílias podem (e devem) fazer

 Artigo de saúde sobre câncer

French Fries Calories: 9 razões para evitar este Fast Food Favorite

 Ereção Saúde – Ereções saudáveis ​​e mais difíceis para homens

WebMD Health Heroes Celebrity Finalists

Salada Nicoise Farro

Alimentos fundamentais

Xavier Jové, Campeão do Mundo XTerra Hawaii

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *